terça-feira, 17 de julho de 2012

Estilista cria coleção inspirada em "pombagiras"

Precisamos ter muito cuidado com o que vamos comprar. Um modelo de roupa aparentemente "inocente" que você está usando pode ter sido criado em homenagem a algum orixá.

O estilista Walério Araújo decidiu criar uma coleção de roupas inspiradas em "pombagiras", mães de santo e todo tipo de entidade abominada pelo cristianismo.


Abaixo, transcrevo um trecho do texto de Jorge Wakabara publicado no site de Lilian Pacce sobre a coleção.



- o estilista buscou sua inspiração nos orixás e entidades de religiões afrobrasileiras. Walério explica que não é praticante mas “tive e tenho clientes maravilhosos pais de santo e já morei em Salvador. De vez em quando tomo um banho e adoro as festas dos orixás. As roupas me inspiram tanto em matéria-prima como mão de obra. Então é a minha visão, a visão de alguém que não é praticante, desse universo, com a ajuda de alguns amigos pra tirar dúvidas”.
O desfile começa com um bloco de Pombagiras: tem a tranca rua, cigana, sete saias, Maria Mulambo. De vermelho vivo, elas são sensuais e leves. Também tem um Exu bem literal, e depois passa pra um preto representando a oferenda (sim, é uma leitura da galinha preta!) que se contrapõe a um casal de mãe e pai de santo, de branco com laise. O momento fechação fica por conta da participação especial de Danny Colt, drag da boate Blue Space, que entra de fio dental representando toda a riqueza, vaidade e luxúria de Oxum: ela usa um adé (a “coroa” dos orixás) estilizado com franjas douradas de bolinha na frente do rosto e um laço atrás, mais um fio dental… e só! Corpão de matar.
O desfile segue com mais looks à Oxum, douradões; e o bloco de Omolu, que é rústico, com direito a um vestido de palha trançada. Sem brilho nem brocado, como é de costume no trabalho de Walério, a peça é um desafio – que se cumpre, afinal. O roxo com penas de galo na saia é de Nanã e o fim, das pérolas e azuis, é de Iemanjá -

Em 2006, uma estilista teve uma ideia completamente oposta. Erika Ikezili chegou a distribuir Bíblias para os convidados do desfile de lançamento de sua coleção inspirada na Palavra de Deus. Confira uma entrevista edificante com a Erika aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...